Como escolher o ar-condicionado split ideal: 7 dicas para considerar

Nessa época de altas temperaturas, um grande amigo chega na maioria das casas: o ar-condicionado split! Este aparelho é uma solução eficaz para manter sua casa fresca durante os meses mais quentes do ano. 

Porém, fique esperto! Com tantas opções disponíveis no mercado, escolher o modelo ideal, que se adeque a sua necessidade e realidade e que não te dê frustrações pode ser desafiador. As opções são inúmeras, mas será que todas são para você?

Para ajudar na sua decisão, aqui estão sete dicas essenciais que você deve considerar ao escolher o ar-condicionado split perfeito para suas necessidades.

O que é um ar-condicionado split?

Primeiramente, vamos entender o que é um ar-condicionado split. Será que é igual ao que já conhecemos?

Bom, um ar-condicionado split é um sistema de climatização que consiste em duas unidades principais: uma unidade interna, conhecida como evaporadora, e uma unidade externa, chamada condensadora. Essas duas unidades são conectadas por tubulações refrigerantes e cabos elétricos. O termo “split” refere-se à divisão das unidades interna e externa, que são instaladas separadamente.

Dessa forma, sabe-se que a unidade interna, a evaporadora, é instalada no interior do ambiente que você deseja climatizar. Ela é responsável por remover o calor do ambiente, resfriar o ar e distribuir o ar frio de volta para o espaço. A unidade interna geralmente é montada na parede, no teto ou no chão, dependendo da preferência e das características do local.

Agora, já a unidade externa, a condensadora, é instalada do lado de fora do edifício, geralmente em uma área externa, como um terraço ou varanda. A condensadora contém o compressor e o condensador, componentes essenciais do sistema de refrigeração. É responsável por dissipar o calor gerado pelo processo de refrigeração para o ambiente externo.

Por isso, a principal vantagem do ar-condicionado split é a eficiência e a capacidade de proporcionar um ambiente interno confortável e controlado termicamente. Além disso, ele é menos ruidoso em comparação com os modelos de janela ou portáteis, uma vez que a unidade ruidosa (condensadora) fica do lado de fora.

Os sistemas split também estão disponíveis em diferentes capacidades de resfriamento, o que permite escolher o modelo certo para o tamanho do ambiente que você deseja climatizar. Eles também podem incluir recursos avançados, como a tecnologia inverter, que ajuda a economizar energia, tornando-os uma escolha popular para o resfriamento de residências, escritórios e espaços comerciais

Como escolher o ar-condicionado split? Calcule a capacidade adequada

Depois de entender o que é um ar-condicionado split, você precisa saber como escolhê-lo, certo?

O primeiro passo é determinar o tamanho correto do ar-condicionado para a área que você deseja resfriar. Um cálculo errado pode resultar em ineficiência energética. Consulte um profissional para obter uma avaliação precisa.

Saiba escolher o tipo de split

Existem diferentes tipos de ar-condicionado split, incluindo os modelos tradicionais, inverter e multisplit. Para escolher bem, o ideal é que você considere suas necessidades de resfriamento, espaço disponível e orçamento ao escolher entre eles.

Observe a classificação energética do seu ar-condicionado split

Essa dica precisa ser levada em conta visto as necessidades do meio ambiente e do seu bolso!

Dessa forma, opte por um modelo com uma classificação energética alta. Isso não apenas economiza dinheiro a longo prazo, como já citamos, mas também ajudará o meio ambiente, reduzindo o consumo de energia.

Avalie as funções e recursos

Com a tecnologia cada vez mais atualizada, você precisa pensar nisso até na hora de escolher o seu ar-condicionado.

Sendo assim, considere quais recursos são essenciais para você. Alguns modelos oferecem controle remoto, timers, filtros de ar avançados, modos de economia de energia e até mesmo conectividade Wi-Fi.

Já considerou a manutenção?

Certifique-se de que a instalação do ar-condicionado seja realizada por um profissional qualificado para garantir o funcionamento adequado. Além disso, lembre-se de agendar manutenções regulares para prolongar a vida útil do aparelho.

Nível de ruído

Se o silêncio é importante para você, verifique o nível de ruído do aparelho, especialmente se planeja instalá-lo em um quarto ou em um espaço onde o ruído possa ser perturbador.

Garantia e pós-venda do ar-condicionado split

Por fim, é claro que você deve levar em consideração os benefícios pós-compra. 

Certifique-se de que o fabricante ofereça uma garantia sólida e acesso a um bom suporte pós-venda. Isso é importante para eventuais reparos ou problemas que possam surgir.

E então? Viu só como escolher o ar-condicionado split ideal requer pesquisa e consideração cuidadosa?

 Ao seguir estas sete dicas, você estará melhor preparado para tomar uma decisão informada e garantir o conforto e a eficiência energética em sua casa durante os dias quentes de verão. Para não ter mais dúvidas e fazer sempre a melhor escolha para o seu empreendimento ou compra, basta continuar lendo o nosso blog, combinado?

Obrigada pela leitura e até a próxima!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *